” Estarei no segundo turno como candidato ou apoiando a direita” diz Zema

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que estará no segundo turno da eleição presidencial de 2026 “como candidato ou apoiando a direita”.
A declaração foi dada durante entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, nesta segunda-feira (26), quando o mineiro reforçou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto e criticou duramente a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Eu estarei participando até o final e estarei também no segundo turno ou como candidato ou apoiando o candidato da direita no segundo turno”, disse Zema, ao defender que a multiplicidade de nomes no campo conservador não representa divisão, mas força política.
A fala ocorre em um momento de reorganização da direita após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022 e diante da impossibilidade jurídica de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disputar novamente o cargo.
Condenado pelo STF e cumprindo pena em regime fechado, Bolsonaro se tornou o principal fiador político da sucessão no campo conservador, desencadeando uma corrida pelo seu espólio eleitoral.
Nesse cenário, governadores de oposição ao governo federal passaram a ocupar espaço no debate nacional. Embora nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) tenham sido citados ao longo do último ano, o favoritismo apontado em pesquisas recente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pode redesenhar o tabuleiro da direita para 2026.
Zema, no entanto, afirmou não enxergar fragmentação no campo político. “A direita não está dividida. A direita tem muitos talentos”, declarou. Para ele, quanto mais candidaturas no primeiro turno, maior tende a ser o desempenho eleitoral do campo conservador. “Quanto mais candidatos ela tiver no primeiro turno, mais votos ela terá no primeiro e também no segundo”, avaliou.
Fonte JC
Blog Sem ARRUDEIO



